O MORADOR MAIS ANTIGO DO MARIZA E SUA COLEÇÃO DE CARNÊS.

Noel Camargo da Costa, nasceu no interior de Correia Pinto em 9 de outubro de 1927. Ele é o morador mais antigo do bairro Vila Mariza.

A cerca de 55 anos foi com a esposa e filhos morar em uma casa feita por ele no terreno que comprou, com o dinheiro do acerto após a firma em que trabalhava ser destruída por um incêndio. “Quando escolhi esse terreno, aqui era tudo mato – diz ele. – Minha mulher a Iracema lavava as roupas numa sanga aqui na entrada do bairro, num capão de mato.

Seu Noel viu não só os filhos crescerem, mas também o bairro. Ele lembra quando fizeram o colégio, o Fausta Rath, e seus filhos começaram a estudar, era de madeira. “ A primeira Igreja também era de madeira e pequena – fez questão de lembrar.

Noel se emocionou ao relatar os fatos enquanto segurava um troféu em que foi homenageado em 1999 como o primeiro morador do bairro que então completava 30 anos de existência.

Ele fez questão de mostrar que ainda guarda todos os carnês de IPTU. Desde a década de 70. Perguntei se colecionava carnês e em sua simplicidade disse: – Não, eu guardo para poder mostrar que a casa é minha, logo que sai o carnê, todo ano, eu já pago, nunca atrasei.

Respeitado no bairro, ele gosta de plantar em uma lavoura pequena, feita nos fundos da casa. Distribui verduras e legumes aos vizinhos. “- Eles (vizinhos) gostam muito quando eu bato na porta da casa e entrego umas beterrabas, umas alfaces, eles ficam faceiros.

Texto e fotos: Nilton Wolff /LagesOnLine

 

IPTU 2022 COM DESCONTO DE 12%, NA COTA ÚNICA, ATÉ O DIA 11 DE FEVEREIRO

 
 

Os contribuintes devem ficar atentos, pois neste primeiro prazo de cota única a guia não chegará, via Correios, nos endereços cadastrados, ou seja, a retirada da guia de pagamento deverá ser feita exclusivamente através do site da Prefeitura ou diretamente no setor de Arrecadação, no prédio da Prefeitura

O decreto nº 19.415 fixa as datas de vencimentos para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o exercício de 2022, em Lages. A data de vencimento em cota única, com 12% de desconto, é até o dia 11 de fevereiro. Para garantir este percentual, as pessoas devem emitir a guia de pagamento exclusivamente através do site da prefeitura: lages.sc.gov.br, no link IPTU 2022, ou diretamente no setor de Arrecadação, no prédio da prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

De acordo com o secretário municipal da Administração e Fazenda, Antônio Cesar Arruda, os contribuintes devem ficar atentos, pois neste primeiro prazo de cota única a guia não chegará, via Correios, nos endereços cadastrados, ou seja, a retirada da guia de pagamento deverá ser feita exclusivamente através do site da Prefeitura ou diretamente no setor de Arrecadação, no prédio da Prefeitura. As guias de pagamento do IPTU 2022 serão entregues nos endereços dos contribuintes a partir do segundo prazo de pagamento em cota única. 

Outros prazos para a cota única

O IPTU 2022 poderá ser pago, em cota única, em outras datas estabelecidas no decreto nº 19.415, mas com percentuais menores de desconto. A segunda cota é até o dia 29 de abril com 9% de desconto e a terceira e último prazo, em cota única, até o dia 31 de maio com 7% de desconto.

Parcelamento

O diretor de Fiscalização Tributária, da Prefeitura, Alexandre dos Santos Martins, comenta que o contribuinte pode optar ainda pelo parcelamento do seu IPTU 2022. Neste caso o pagamento será feito em oito parcelas mensais e consecutivas com o primeiro vencimento para o dia 31 de maio de 2022. O valor mínimo de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 12,00 (doze reais), ajustando-se dessa forma, o número de parcelas quando for necessário. Confira na tabela dos vencimentos parcelados:

ParcelasDatas de Vencimento
1ª Parcela31/05/2022
2ª Parcela30/06/2022
3ª Parcela29/07/2022
4ª Parcela31/08/2022
5ª Parcela30/09/2022
6ª Parcela31/10/2022
7ª Parcela30/11/2022
8ª Parcela30/12/2022

Facilidade para efetuar o pagamento do IPTU

Este ano as guias de pagamento do IPTU, exclusivamente via Internet, no site da Prefeitura: lages.sc.gov.br (Cidadão Web), estão sendo emitidas com QR Code (código QR). “Os contribuintes que possuem PIX cadastrado em seus bancos podem efetuar o pagamento desta forma, de qualquer lugar ou instituição financeira, sem precisar se deslocar até uma agência bancária conveniada ou casa lotérica. Lembramos que esta opção é somente nas guias emitidas via site da Prefeitura. Nos casos onde o contribuinte retira a guia no balcão de Arrecadação não estará disponível a opção do QR Code”, salienta o diretor de Fiscalização Tributária, Alexandre dos Santos Martins.

Texto: Ari Junior / PML

Categorias: Lages OnLine

0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.