Os olhos marejados de mães e pais entregavam o orgulho e a sensibilidade em poder prestigiar seus filhos e filhas nos espetáculos na arte do street dance em dupla sessão na noite desta terça-feira (23 de novembro), com lotação de plateia no Teatro Municipal Marajoara, palco das apresentações de fim de ano da Escola de Artes Elionir Camargo Martins – Programa Lages Melhor, da Fundação Cultural de Lages (FCL), vinculada à Prefeitura Lages.

Por precaução ao avanço do novo coronavírus, gerador da doença Covid-19, o público deve respeitar as normas sanitárias regulamentadas nos decretos públicos vigentes, entre as quais, o uso de máscara de proteção facial. O ingresso de acesso ao Teatro tem o valor de R$ 5.

Apresentação

Aproximadamente 130 garotos e garotas na faixa etária entre cinco e 32 anos se apresentaram mostrando suas habilidades na dança nesta noite de terça, turmas dos turnos matutino, vespertino e noturno de aulas, de idades distintas – kids (cinco a nove anos), juvenil (nove a 12), júnior (13 a 17) e adulto (a partir de 17 anos), bem como níveis personalizados – inicial, intermediário e avançado. Performances após a absorção de conteúdos, como desenvolvimento da coordenação motora grossa e fina, concentração, memória, confiança, disciplina e trabalho coletivo, este último naturalmente, pois, para que o arranjo coreográfico esteja a contento, todos devem atuar em conjunto.

Coreografias

Ao todo foram16 coreografias, com temas: México, com gêneros da sua história, sobressaindo-se a pintora Frida Kahlo, com Fridas; Sigam-me os Bons, para o anti-heroi, Chapolin Colorado; a sagrada venerada, Santa de La Muerte, e o símbolo dos rituais do Dia dos Mortos, Caveira Mexicana, além de outras homenagens, com Divas; à vida na área rural, Dentro Daquele Curral; Fazendeiros (Camponeses); Lenhadores; Flamme, do francês para o português, “chama”; UFO (área investigadora da presença de objetos voadores não identificados); Azar, é Verão; Limbo (almas perdidas); Vibes 2000; Bitch Bo$$ (ostentação); Tico Teco (sobre o Tik Tok), e Toxic. De repente, uma coleção superior a dez Chapolin Colorado tomou a cena e invadiu o Teatro em vermelho e amarelo, levando ao delírio os fãs de “Não contaram com a minha astúcia”.

Para se divertir a um mês do Natal

É um ciclo de justiça social que nos fortalece e prepara nossos filhos e netos para um futuro mais digno”, analisa o prefeito Antonio Ceron, considerando a base da Escola de Artes em valores artístico-culturais, em um espaço intelectual e educativo, com variedade de estilos.

A Escola de Artes e o Programa Lages Melhor democratizam a aproximação e tendem a serem decisivos nas escolhas destes sonhadores mirins e isto é uma honra para nós”, celebra o superintendente da Fundação Cultural, Gilberto Ronconi (Giba).

A dança devolve o calor humano e dá leveza aos dias

A instrutora de street dance, Bruna de Almeida Osorio, explica as razões de incentivo à dança e o fôlego inspirador proveniente do prisma crítico criado pelo vírus. “A dança serve como um meio revelador. Faz bem para todas as pessoas e deixa-as mais alegres e todo seu redor conspira, pois o relacionamento interpessoal se eleva. Prezo pela energia e socialização dos meus alunos para que a dança seja sempre uma experiência positiva. O momento pelo qual o planeta vem passando nos deixou mais unidos e a dança é mágica neste sentido, cumpre papel agregador”.

Programa Lages Melhor

Dez comunidades são atendidas pelo Lages Melhor diretamente – Habitação, Guarujá, São Francisco, São Paulo, Santa Mônica, Vila Maria, Penha, Pracinha da Cultura (Praça do CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados), Novo Milênio e Santo Caveiras. O Lages Melhor tem os cursos de acordeon, balé, street dance, desenho, técnica vocal e violão. Cerca de 400 alunos são atendidos.

Organize-se e participe

  • Música: Dia 24/11 (quarta-feira), às 20h30min;
  • Balé: Dia 25/11 (quinta-feira), com sessões às 18h30min e às 20h30min, e
  • Teatro: Dia 26/11 (sexta-feira), 20h

Informações adicionais podem ser consultadas por telefone: (49) 3019-7504.

Texto: Daniele Mendes de Melo

FOTOS: NILTON WOLFF/LAGESONLINE

Categorias: Uncategorized

0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *